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NOSSA HISTÓRIA

Tudo se inicia em 1974, quando a Sr. Yoshihiko Tinen (Mario), a Sra. Valdelina de Oliveira Tinen (Dona Valda) e seus filhos Rosemeire Carla e Charles Tinen no momento em que passavam por certa dificuldade financeira, recebem de uma família de amigos, a proposta de morar em uma chácara próxima ao centro de Taguatinga-DF. Nesse terreno dona Valda inicia uma pequena produção de gladíolos (palma de Santa Rita) para conseguir uma renda e ajudar no sustento da família. Logo na primeira colheita, dona Valda junto ao seu filho mais novo Charles, iniciam as vendas porta a porta em um carrinho de mão, nas casas que ficavam no centro da cidade de Taguatinga. Como as clientes procuravam sempre por mudas de rosas, o Sr. Mario e um grande amigo adquirem uma Kombi muito antiga e começa a buscar mudas de rosas em raiz nua no interior de São Paulo para atender a esses pedidos. Em pouco tempo, a venda de rosas ficou muito conhecida, então Sr. Mario tem a idéia de montar um viveiro no mesmo terreno que moravam e por conta de já serem conhecido pela venda de mudas de rosas, batiza a empresa com o nome de FLORA KIREIBARA que do japonês significa KIREI – linda e BARA – rosa, LINDA ROSA.

Com toda a família trabalhando junta, a idéia do viveiro começa a dar certo e cada vez mais eram adquiridas novas variedades de plantas ornamentais, como também as mais diversas variedades de frutíferas, o que levou a empresa ficar muito conhecida e renomada tanto pelos clientes da cidade, como também pelos fornecedores principalmente na região de São Paulo.


Nessa época, o Veiling Holambra que já era a maior cooperativa de produtores de flores do Brasil, buscava em cada estado e no Distrito Federal parceiros para realizarem a comercialização dos produtos que os cooperados produziam e como na região do Distrito Federal a FLORA KIREIBARA era muito conhecida, a cooperativa procurou o Sr. Mario e firmaram uma parceria onde a cooperativa por meio de sua frota própria de caminhões, enviava os produtos para Kireibara e o sr. Mario realizava a comercialização das mercadorias entregue e já transmitia os pedidos para próxima semana, recebendo uma comissão pela gestão dessas vendas.

Essa parceria durou por muitos anos, até que no inicio de 1989 a cooperativa decide mudar o seu plano de negócio, centralizando suas atividades na cidade de Holambra-SP, e estabelecendo o sistema de leilão regressivo para comercialização dos produtos. A cooperativa chama os parceiros e oferece financiar os caminhões que possuía e a partir daquele momento eles teriam que adquirir o produto e realizar a sua própria comercialização e logística. O Sr. Mario analisa a oferta da cooperativa, porém decide não ficar com o caminhão, preferindo realizar a aquisição das flores das empresas que já faziam essa logística de vendas, elas adquiriam os produtos da cooperativa e de outros fornecedores na região de Holambra e revendiam nas floriculturas e viveiros.

Com a centralização da cooperativa esses revendedores começaram a crescer muito rapidamente despertando o interesse do filho Charles em também iniciar esse negócio, o que não era muito bem visto pelo Sr. Mario, que já havia recusado esse trabalho, por achar que seria muito complicado e não traria um grande retorno. Nessa época Charles que já era casado com a Claudia e trabalhavam na Flora Kireibara com o restante da família, decidem sair da loja e começar esse novo projeto.

Foi então que no dia 07 de setembro de 1989, Charles Tinen sai para sua primeira viagem à cidade de Holambra-SP, em um caminhão Mercedez que pegou de acerto na sua saída da loja. Dona Valda com o coração muito apertado profetizou nesse momento que o filho seria muito prospero e orienta a todas as vezes que fosse pegar estrada pedisse a proteção de Deus que tudo daria certo, rito que até hoje é seguido.

Um início bem desafiador, pois logo em suas primeiras viagens, o caminhão funde o motor e toda mercadoria que tinha no baú se perde pelo tempo que o caminhão leva para ser rebocado de volta a Brasília. Com todo dinheiro perdido na mercadoria que estragou, Charles procura um velho amigo do Sr. Mario, que na época tinha uma grande oficina, para tentar que ele consertasse o seu caminhão e recebesse o pagamento de forma parcelada pois não naquele momento o recurso. E assim aconteceu o sr. Jair consertou o caminhão e todo projeto pode ser retomado, Charles e Humberto, seu grande amigo e primeiro colaborador voltam para o trecho. Eles saiam todas as semanas em direção a cidade de Holambra, onde faziam as compras na cooperativa no sistema de leilão regressivo que já funcionava, não com sistema de relógio, mas por locução. O leiloeiro fazia o anuncio dos produtos e a regressão dos preços em um microfone como se fosse um locutor. Após comprar e carregar todos os produtos, eles voltavam no caminhão e passavam de porta em porta nas floriculturas fazendo a venda e entregas dos pedidos dos clientes.

Foi então que Charles começou a pensar em um nome para a nova empresa que havia começado. Como o negócio era buscar plantas e flores e entregar porta a porta, Charles tem a ideia de juntar o TRANS de transporte e PLANTAS que era o um dos principais produtos, surgindo aí a TRANSPLANTAS. A primeira ideia de nome já agradou a Charles, porque além de expressar exatamente o negócio da empresa, para ele, tudo que iniciava com TRANS era sinônimo de grandeza, como transatlântico, um dos maiores tipos de navio, a transamazônica, umas das maiores rodovias, a Transbrasil, que era a maior companhia aérea brasileira.


A vendas dos produtos porta a porta funcionou muito bem e em pouco tempo o caminhão já foi trocado por um caminhão maior e zero quilômetro, o que ajudou no aumento da compra e da venda. O único problema nesse processo de venda é que em todas as viagens sobravam alguns produtos no caminhão e tinham que os vender pelo preço de custo ou até abaixo do custo somente para liberar o caminhão e voltar no domingo para uma nova compra em São Paulo.

Foi então ocorreu a primeira revolução da TRANSPLANTAS, Charles e Claudia, têm a ideia de alugar um box no Ceasa de Brasília e deixar os produtos que sobravam lá, pois além de não ter que sacrificar a preço, muitos clientes que tinham alguma emergência por falta, podiam buscar os produtos imediatamente ser ter a necessidade de esperar a próxima semana. A ideia foi genial pois muitas floriculturas começaram a ir frequentemente buscar produtos e além de não ruptura em suas vendas, elas podiam escolher melhor os produtos, pois não tinham que subir no caminhão e ver os produtos de maneira bem apertada.


Com o crescimento dessa nova modalidade, a TRANSPLANTAS começou a crescer bastante e em pouco tempo o que era somente um box, virou um pavilhão inteiro no Ceasa. E mesmo com o pavilhão inteiro, o local não comportava mais a operação, foi então que em 1996 foi adquirida a área onde se encontra a empresa matriz hoje, as margens da avenida EPTG. Essa mudança possibilitou um crescimento exponencial no mix de produtos da empresa, pois agora espaço não era mais problema. Além da comercialização da linha de flores de corte, flores em pote e itens de floricultura, foram acrescentadas as linhas de plantas ornamentais, vasos e cachepot´s, fertilizantes e itens de jardinagem, e deixando de ser uma floricultura para se tornar um Garden Center.

A segunda grande revolução ocorre em 1999, logo após uma viagem para conhecer como funcionava comercialização de flores na Holanda, o país mais conceituado do mundo no ramo. Após seu retorno, Charles decide reestruturar a empresa e o que era distribuidora de flores e plantas é projetada para virar um shopping de plantas, onde o cliente poderia ir comprar suas flores e resolver outras demandas em um só lugar. As obras se iniciam de imediato e em 2002 inaugura o CENTRO COMERCIAL TRANSPLANTAS, um complexo comercial de lojas junto ao Garden Center. Nesse momento os filhos Magnum e Leonardo começam a trabalhar na empresa, chegando com muita vontade de aprender e crescer, e após sete anos de preparação, em 2009 a gestão da empresa passa a ser feita por eles. Os anos vão se passando e muitas mudanças começam a serem implementadas e Transplantas Garden Center cada vez mais vai se consolidando entre os maiores Garden Centers do Brasil.

Foi quando em 2010, após o falecimento da Dona Valda, a grande responsável pelo engajamento da família no ramo, a Transplantas faz a aquisição e reestruturação da Flora Kireibara a empresa onde tudo começou. Esse processo inicia em 2010 e vai até 2014 com a completa mudança da estrutura, mix de produtos, gestão financeira e organizacional.

De 2015 a 2019 as lojas foram sendo ampliadas e incrementadas. Foram acrescentadas as seções novas de home decor e petshop no mix de produto, como também ocorre a unificação da marca, e padronização das lojas. No final de 2019, a Kireibara é renomeando para TRANSPLANTAS GARDEN CENTER, marcando o início da implantação do processo de expansão.

É nesse ano que o grupo familiar chega ao consenso que seria o momento oportuno para expansão, porém tem seus planejamentos interrompidos por 3 anos por conta da pandemia da COVID19.

Em 2022 é adquirido o terreno para a construção da terceira loja e iniciam-se as etapas de projeto, para que tudo saia conforme o planejado

MISSÃO, VISÃO E VALORES

MISSÃO

Trabalhar com bons parceiros, produtos de extrema qualidade e atendimento personalizado, proporcionando aos nossos clientes inovação, sustentabilidade e experiências de compras inesquecíveis em lojas completas e totalmente personalizadas. 

VISÃO

Ser a melhor e mais completa rede de Garden Center do Brasil, promover felicidade na vida das pessoas, através de flores, plantas, itens e jardinagem e decorativos. Proporcionando além de beleza, a melhor harmonia das pessoas junto a natureza.

VALORES

COMPROMISSO – Para nós o compromisso está muito relacionado na entrega do que foi prometido. Ninguém é obrigado a prometer nada, mas prometeu, assumi a obrigação de cumprir. Compromisso é realizar o que foi combinado.

RESPEITO Sabemos que o respeito ao próximo e as diversidades é fundamental para o convívio em sociedade. O nosso direito acaba quando começa o do outro.

ÉTICA – Agir em conjunto as regras e preceitos de ordem valorativa e moral, é ter ciência de que as ações devem estar sempre alinhadas as boas práticas da empresa e da moral.

ORGANIZAÇÃO – É o planejamento antecipado das ações, como também o cuidado com cada detalhe necessário na realização de uma tarefa.

INTEGRIDADE – Agimos e esperamos honestidade em todas as nossas relações. Acreditamos que quando a confiança é quebrada não existe mais a possibilidade de andarmos juntos.

TRANSPARÊNCIA – Buscamos elaborar nossos processos e ações sempre com muita clareza e objetividade, acreditamos que a transparência com a equipe e com os parceiros seja a chave a da confiança em nossas relações.

INOVAÇÃO – Inovar é criar algo novo, é introduzir novidades, renovar, recriar.  A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e melhoria.

PERPETUAÇÃO – Sabemos que para ir longe é fundamental ter pessoas para dividir e acreditar em um mesmo sonho. Além de contagiar as gerações da família, acreditamos que um futuro de sucesso só é possível se partilhado com a equipe e os parceiros.

SUSTENTABILIDADE – Todos os nossos projetos são desenvolvidos com muita responsabilidade e preocupação com o nosso maior bem: o meio ambiente.